Como conseguir a placa preta do seu carro antigo – 5 dicas

Como conseguir a placa preta.
4 de janeiro de 2018
Leandro

Fala, galera! Hoje vamos falar um pouco sobre como conseguir a placa preta do seu carro antigo.

Primeira postagem do ano de 2018, e trazemos já informações muito importantes para todo apaixonado por antigomobilismo. Ano passado, quando fizemos a última postagem, falamos sobre 3 sites estrangeiros que sabem o que é antigomobilismo de verdade.

Neste texto, depois de muito pedido, traremos as informações e dicas de como conseguir a placa preta.

Aliás, as expertises do Rusty Barn são: Homologação; Importação e exportação de peças originais e Restauração completa.

Mas, antes das valiosas dicas, você precisa saber

O que é a placa preta

Há muitas categorias de emplacamento de veículos. Cada uma delas uma de cor de acordo com sua categoria. A placa preta é uma delas.

Esse tipo de emplacamento é destinado a carros antigos, dos quais, atendendo os requisitos para a obtenção dela, podem circular pelas ruas.

Para ficar mais claro, essa categoria identifica um veículo como parte de uma “coleção”.

 

Conheça os significados das placas dos veículos:

  • Placa cinza com caracteres pretos – identifica os veículos particulares;
  • Placa vermelha com caracteres brancos – identifica veículos alugados, caminhões de carga e veículos para transporte de passageiros;
  • Placa verde com caracteres brancos – identifica com veículo que está em fase de testes pela própria fabricante;
  • Placa branca com caracteres vermelhos – para veículos de aprendizagem, como os das autoescolas;
  • Placa azul com caracteres brancos – identifica veículos diplomáticos, para embaixadas.

Agora sim, conheça as

5 dicas de como conseguir a placa preta

Ser um antigomobilista é uma condição que todo dono de carro antigo quer estar. Além daquela restauração profissional, a placa preta seria a cereja no bolo.

As Resoluções do CONTRAN 56 e 117 dizem

  1. Ter sido fabricado há mais de trinta anos;
  2. Conservar suas características originais de fabricação;
  3. Integrar uma coleção;
  4. Apresentar Certificado de Originalidade, reconhecido pelo

Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN.

 

  1. Restauração – a primeira coisa, e mais importe, é a restauração do veículo. Pelas normas do Denatran, o certificado de originalidade só é possível obter se o carro antigo estiver com cerca de 70% a 80% restaurado. Dessa forma, a pintura também não pode ser feita por um amador, a pintura precisa ser original da época.
  2. Comunidade – essa vai para você que quer praticar o antigomobilismo de verdade. Fica mais fácil quando você conhece pessoas que dão aquela dica de como agir e, principalmente, consultorias de equipes especializadas, como nossa gestão aqui do Rusty Barn. Entre em contato e saiba como pode participar do Open Day Garage, por exemplo.
  3. Documentos – após conseguir o Certificado de Originalidade junto ao Denatran, a entidade irá emitir planilhas de avaliação e identidade do veículo. Além disso, você precisa ter em mãos documentos pessoais, como CPF e comprovante de residência.
  4. Custo – para obter a placa preta é necessário pagar as taxas, que podem variar entre vistoria, Documento de Arrecadação do Detran e possíveis multas ou outros tipos de débitos. Então, guarde aquele dinheiro, se pretende obter sua placa preta.
  5. Agendamento – após cumprir todas as etapas anteriores, é hora de agendar junto ao Detran a vistoria. Cada Estado do território brasileiro possui uma forma de agendamento. Entre em contato com o Detran ou consulte o site para que você saiba como é feito o agendamento para a sua cidade.

 

Obter a placa preta é importante para que você complete sua condição de antigomobilista. O antigomobilismo é algo que está em alta no Brasil, e aqui no Rusty Barn sabemos disso.

Tem um carro antigo? Então venha conhecer nosso coworking de oficinas especializadas em restauração completa.

Mande-nos um e-mail para saber mais sobre placa preta e agende uma visita.

  • Silas Matos

    Certificado de originalidade. Tenho uma motocicleta ano 1988, gostaria de adquirir o Certificado de Originalidade, seria possivel me passar as informações necessárias para esta finalidade? Ou um local mais proximo da cidade onde moro para obter informações para dar andamento no processo de confecção do referido certificado? Moro na cidade de Resende, Rj. Telefone para contato: (24) 98809 8850 (zap). Antecipadamente agradeço. Att. Silas F Matos.